Diga "Não" ao Código Florestal

Tlahui-Politic 9 I/2000. Información enviada a Mario Rojas, Director de Tlahui. Brasil, a 19 de Mayo, 2000. Diga "Não" ao Código Florestal-Urgente.

Na manhã de 11/05/2000 uma comissão do congresso aprovou o Novo Código Florestal.

Este código, cuja proposta foi apreentada pelos ruralistas, retira a anistia geral aos desmatadores de reserva legal e de áreas de preservação permanentes, mas reduz a área de reserva em propriedades na Amazônia de 80% para 50%, do Cerrado de 50% para 20% e baixa de cem para 30 metros as áreas de preservação permanente das margens de lagoas, lagos, reservatórios e encostas.

O código permite converter florestas nativas em área agrícola de forma descontrolada, bem como sua substituição por plantações de eucalipto e outras espécies de árvores comerciais que não são nativas. O CONAMA apresentou uma nova proposta para o Código Florestal, resultado de um amplo debate com a sociedade, feito através de 25 consultas públicas em 20 diferentes Estados, com a participação de 730 entidades representando pequenos produtores rurais, indústrias, governos estaduais, municipais e federal, o Ministério Público, universidades, sindicatos e organizações ambientalistas.

Entre outras alterações, o texto do Conama inova ao instituir a Cota de Reserva Legal, instrumento que compensa economicamente os proprietários que querem proteger uma área de mata nativa maior do que o mínimo exigido.

No entanto, a proposta aprovada foi a dos ruralistas, de interesse puramente econômico.

ALÉM DE INCENTIVAR O DESMATAMENTO, A PROPOSTA DOS RURALISTAS PROVOCARÁ GRANDE PERDA DE RECURSOS NATURAIS, COMO BIODIVERSIDADE, ÁGUA E SOLOS FÉRTEIS.

Estou fazendo este abaixo-assinado para tentar abrir os olhos dos representantes do nosso país. Pretendo recolher o máximo possível de assinaturas até do dia 20 desse mês, pois o código será votado no Congresso no dia 24. O abaixo-assinado será enviado aos deputados. Por favor, escreva seu nome completo, cidade, estado e país no último número abaixo e passe adiante.

1) Mariana Mascarenhas Winandy, São Paulo, SP, Brasil, 2) Aline Marques Rolim, Porto Alegre, RS, Brasil, 3) Luciano André Farina, Porto Alegre, RS, Brasil, 4) Aline Priscila da Silva, Maringá, PR, Brasil, 5) Maria Angelica Barros, Maringa, PR, Brasil, 6) Classius Ferreira da Silva, Toledo, PR, Brasil, 7) Luis Marcio Arnaut de Toledo, São Paulo, Brasil, 8) Ewerton Cesário Peres, Curitiba, Brasil, 9) Emerson Luiz Peres, Curitiba, Paraná, Brasil, 10 Luiz Geraldo Silva, Curitiba, Paraná, Brasil, 11) Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Florianopolis, Santa Catarina Brasil., 12) Marcio Malacarne, SJCampos-SP-Brasil.

Se você receber este abaixo-assinado no dia 20/05, por favor envie-o para athame_bsb@hotmail.com

Obrigada!
Mariana Mascarenhas Winandy

From: Anarquista Agnostico Punk anarquista@yahoo.com
Más información - Further information - Plus d'information