Bom dia responsável pela proposta

Tlahui-Politic 9 I/2000. Información enviada a Mario Rojas, Director de Tlahui. Brasil, a 13 de Enero, 2000.

Bom dia responsável pela proposta,

Acabei de ler a proposta do "Dia Nacional de Pixação Libertária" e levei um susto! Tornei-me anarquista quando, para o colégio, preparei uma pesquisa sobre o assunto. Nessa época me identifiquei com Tolstoi, o disseminador do anarquismo passifista e, talvez por isso, não tenha concordado com sua idéia.

Em primeiro lugar vejo a pixação, ou mesmo o grafite, como poluição visual e um retrocesso e não como uma forma de "ampliar o horizonte da cultura plástica e visual". Você pode não concordar pois, no passado, esse ato representou a insatisfação política da população jovem, que não era levada muito a sério, e demostrou sua capacidade de mobilização. Mas hoje, sem uma reivindicação concreta e uma proposta viável (lembrando que para os anarquistas o viável é o muito difícil ou o quase impossível) estaremos concordando com o dicionário quando nos classifica como "baderneiros".

Os jovens conscientes hoje estão demostrando sua insatisfação de uma forma mais "pedagógica" quando atuam socialmente em grupos como ONGs e Grêmios. Essa atuação abrange um problema específico por um longo período de tempo. Dessa forma os resultados, apesar de a longo prazo, são mais sólidos. É nessa linha de pensamento que faço minha proposta: ao invés de pixarmos nos muros frases vagas, que tal cada anarquista fornecer para uma criança de rua papel e lápis de cor para que elas desenhem ou escrevam seus sonhos. Depois os colamos nesses mesmos muros com frases do tipo "A esperança não é a última que morre, ela simplesmente não morre" "Deixem-me tirar os sonhos do papel" ou, a que mais gosto (do Sinpeem) "Educar: nossa maior rebeldia".

Fico por aqui aguardando novidades.

Obrigada, Laura Rezende Fuser
De: "cvhj" laurarzfs@uol.com.br

Pixação sem poluição e em local porpício para isso, certo?

From: Anarquista Agnostico Punk anarquista@yahoo.com
Más información - Further information - Plus d'information