Policiais Reprimem Mobilização Pela Justiça Global Em Washington D.C.

Tlahui-Politic 9 I/2000. Información enviada a Mario Rojas, Director de Tlahui. USA, a 18 de Abril, 2000.

Ola,

Vejam nesses dois emails ("POLÍCIA REPRIMEM MOBILIZAÇÃO PELA JUSTIÇA GLOBAL EM WASHINGTON D.C." E "PMS IMPEDEM SEM TERRAS DE SEGUIREM PARA PORTO SEGURO") a nova tática de acao da policia contra manifestacoes tanto aqui como nos EUA.

Desculpe se esta um pouco grande, mais eh interessante.

@-Abracos,
Rene

1)MAIS DE 500 PESSOAS PRESAS EM PROTESTOS CONTRA O FMI EM WASHINGTON
2)Manifestantes ocupam intersecções, a polícia usa spray de pimenta. 10:44 -16/04/00
3)POLÍCIA OCUPA ESPAÇO DE REUNIÃO DA MOBILIZAÇÃO PELA JUSTIÇA GLOBAL EM WASHINGTON D.C. 15/04/00
4) LIBERTEM OS BONECOS! 15/04/00

1)MAIS DE 500 PESSOAS PRESAS EM PROTESTOS CONTRA O FMI EM WASHINGTON

Em 15 de abril, o Centro Internacional de Ação (grande coalizão de grupos anarquistas e não autoritários) efetuou seu primeiro grande ato na convergência do final de semana em Washington para protestar contra a repressão das manifestações nos Estados Unidos. Revelaram que a policia de Washington juntamente com todos os órgãos repressivos dos Estados Unidos se levantaram a favor do capital ao prender 500 manifestantes que participavam de uma manifestação inteiramente pacífica sem qualquer sinal de quebra de lei. O protesto era parte de um plano que envolveria a participação de 10.000 jovens, para bloquear as as entradas de acesso às reuniões do FMI e Banco Mundial. As duas corporações que regulam a economia mundial em interesse dos mais ricos e das nações mais poderosas que se encontrariam em 16-17 de abril em Washington.

As prisões foram efetuadas quando centenas de pessoas marchavam nos arredores de Washington em uma marcha que saiu de frente do Departamento de Justiça na Casa Branca. A IAC focou suas palavras de órdem contra o FMI/BM, contra a indústria prisional, a pena de morte, a crescente brutalidade policial e a tentativa do Estado de executar o prisioneiro político Mumia Abu-Jamal.

Após essas primeiras manifestações, ficou evidente a adesão em massa dos estudantes e jovens em geral que vieram em grande número de todas as partes do país. Entre os slogans ouvia-se: "libertem Mumia Abu-Jamal", "Abaixo o FMI", "Abaixo o racismo, sexismo e homofobia", e "Abaixo o capitalismo".

2)Manifestantes ocupam intersecções, a polícia usa spray de pimenta. 10:44a.m., 16 de Abril.

Pela manhã cedo manifetantes tomaram as ruas e ocuparam várias intersecções principais de Washington D.C. A esquina do edifício do Tesouro teve que ser reestabelecida pela polícia com o uso de spray de pimenta, e após o seu restabelecimento 3 unidades caninas fora trazidas como segunda linha de defesa.

Leo

3)POLÍCIA OCUPA ESPAÇO DE REUNIÃO DA MOBILIZAÇÃO PELA JUSTIÇA GLOBAL EM WASHINGTON D.C.
15 de abril,

Sábado pela manhã polícia de Washington D.C.invadiu o galpão usado pela Mobilization for Global Justice, que era um espaço de enconro, de construção de bonecos e treinamento para as manifestações contra o Banco Mundial e FMI no dia 16 de abril.

O espaço foi fechado pela Polícia sobre alegação de que leis de segurança contra incêndio não estavam sendo cumpridas no local (haviam bujões de gás para fazer comida para os manifestantes que vinham de outras cidades).

Porém o chefe de polícia não soube informar que lei era essa. A polícia alegou ainda que algumas garrafas plásticas encontradas no local seriam usadas para fazer Cocktéis Molotovs. Aproximadamente 200 ativistas foram evacuados do local. Após os ativistas protestarem por horas a polícia concordou em devolver alguns itens pessoais. Porém se recusou a devolver suprimento médico (que seria usado pela equipe (legal) de médicos dos manifestantes no dia seguinte). As ruas ao redor do local também foram fechadas pela polícia. Ativistas têm confirmado que a poícia tem vigiado os ativistas envolvidos na organização dos protestos durante as ultimas semanas. Um deles afirmou que o fechamento do espaço de encontro foi apenas o ultimo passo e meses de ação para tentar evitar os protestos. Inclusive'visitando' a casa dos ativistas e intimidando pessoas, comércios e universidades de modo a que não hospedem manifestantes vindos de outras cidades.

John Sellers da Direct Action Network, que organizou os protestos de novembro passado em Seattle e tem ajudado a organizar este em Washington D.C. disse que a polícia está tentando com isso 'tirá-los do sério', mas que a luta é com o poder da corporações, do FMI e do Banco Mundial e não com o departamento de polícia de Washington D.C.

De qualquer forma foi afirmado também que a ação da policia não funcionou daforma que eles esperavam. Pois um movimento sem líderes que se reagrupa em lugares diferentes continua fazendo seus treinamentos e enconros em outros locais.

www.indymedia.org

Assim como no Brasil a polícia não está deixando os índios chegarem à Porto Seguro para protestar contra as comemorações dos 500 anos, nos EUA a tática é a mesma. Evitar que haja o protesto, reprimindo as pessoas antes mesmo do dia de protesto. E tem gente que ainda quer mudar as coisas dentro da lei..só que esquecem de se perguntar QUEM É A LEI?!!

Leo

4) LIBERTEM OS BONECOS!
sábado, 15 de abril, Washington D.C.

Pelo meio da tarde uma brigada de libertação de bonecos se concentrou no antigo espaço de encontro ocupado pela polícia exigindo a libertação de todos os bonecos que estavam sobre a hospedagem da polícia. artazes com "Liberte os Bonecos" enchiam o ar. Do outro lado a linha de policiais, dentro do espaço de encontro os bonecos do A16 continuavam sob prisão enquanto negociações para sua libertação eram feitas através de alguns organizadores. Cartazes escritos com "Bonecos prendem Bonecos", entre outros preendheram ambos os lados da rua, ao mesmo tempo que motoristas buzinavam em apoio. Um contingente anarquista manteve os policiais 'atentos', mais ninguém se preocupou em romper a linha de policais pois sabiam que logo os bonecos devriam ser liberados. Tudo isto ajudou á chamara atenção da 'grande' mídia e da mídia independente. "Os policiais precisam saber que TODOS os bonecos têm direitos, não somente aqueles no governo", afirmou um manifestante.

Pelo fim da tarde os bonecos foram liberados e levados pelos manifestantes em caminhões alugados.

www.indymedia.org

@narquista @gnostico...
Viva a sociedade livre, viva o Anarquismo!
http://libertarios.tux.nu

From: Anarkiisto anarquista@yahoo.com

Llamado Urgente a la Solidaridad

Tlahui-Politic 9 I/2000. Información enviada a Mario Rojas, Director de Tlahui. USA, a 11 de Junio, 2000.

Llamado Urgente a la Solidaridad. Compañeros y compañeras:
Entérense y brinden su solidaridad

Desde principios del mes en curso, la directora del departamento de comunicaciones de la Universidad de California, en San Diego, Carol Padden en actitud intolerante y de irrespeto a los derechos de información, expresión y opinión, desconecto el servidor Burns (http://burn.ucsd.edu).

El pretexto, no pudo ser más frágil, la presencia en dicho servidor de la pagina de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia- Ejército del Pueblo FARC-EP, supuestamente rechazada a través de llamadas telefónicas de algunos estudiantes, o eso dijeron ser y e-mails de algunas personas, quienes decían ser colombianas.

Supongamos que si y ¿será que representan algo entre los millones de colombianos que sufren los rigores de la guerra impuesta por el Estado?

No se trata de acallar, únicamente la presencia de dicha organización Guerrillera, con esta acción quedaron muchas organizaciones y personas sin posibilidad de entregar sus opiniones e información a la comunidad cibernauta. Sus derechos están siendo violados flagrantemente, por dicha funcionaria, que ejerce su poder con animo dictatorial. Se hace lo que ella decide, sin que la comunidad, que es a quien ella debe servir, participe de esas decisiones.

Independientemente, de compartir o no la justa y necesaria lucha de los rebeldes colombianos, lo que no se discute es su derecho a informar y el derecho de la comunidad a enterarse de su versión sobre la realidad colombiana, para así, contando por lo menos con las dos versiones armarse un criterio u opinión propios.

Por lo anterior, solicitamos expresen su inconformidad con esta situación, enviando este mensaje a las personas y direcciones que aparecen a continuación.

Denunciamos a:

Carol Padden,
Professor and Chair Departament of Communication cpadden@ucsd.edu

Romel Hoakson,
Asisitente rhokanson@ucsd.edu

Richard Atkinson,
UC President Richard.Atkinson@ucop.edu

Robert C. Dynes,
Chancellor of UCSD dynes@ucsd.edu

Dave Miller,
Assoc. Vice Chancellor of Academic Affairs dmiller@ucsd.edu

por su atentado a la libertad de expresión, de opinión y de información de la comunidad y demandamos la inmediata reconexión, sin condicionamientos, del servidor burns.

Atentamente.

Firma

From: Comité Internacionalista Arco Iris ale.ramon@numerica.it
Más información - Further information - Plus d'information