Tlahui-Politic. No. 7, I/1999


Jornada internacional contra a brutalidade policial

Información enviada al Director de Tlahui. 15 de Março de 1999: Esta jornada de protesto teve lugar pela primeira vez em 1997, por iniciativa dum colectivo - Le Drapeau Noir (A Bandeira Negra) - na Suíça. Citoyennes Opposées a la Brutalité Policière (Cidadãs Contra a Brutalidade Policial) de Montreal no Canadá ajudaram a lançar esta jornada de acção internacional. Em 1997, mais de 50 grupos, de 14 países, participaram no acontecimento. Estes dois últimos anos, a jornada internacional contra a brutalidade policial (J.I.C.B.P.) foi um sucesso. Os grupos que participaram no acontecimento não criticam só a brutalidade policial: atacam também a supremacia branca, os genocídios, o patriarcado, a homofobia, o capitalismo, o Estado, etc.. A maior parte são de tendência anarquista e/ou antiautoritária. Apesar dessas tendências não serem essenciais à participação, se houvesse um partido qualquer ou um organismo governamental que quisesse fazer campanha política com este acontecimento, essa entidade prestaria um mau serviço às pessoas. Esta jornada deveria permanecer tão decentralizada quanto possível, para que os grupos, coligações e indivíduos pudessem decidir aquilo que gostariam de fazer.

O que fazer no 15 de Março?

Isso depende daquilo que os grupos do mundo inteiro decidirem fazer. A decisão cabe a cada grupo e depende amiúde de vários factores: da situação política nesse país, das energias e vontade de organizar um acontecimento, dos recursos, etc.. Até agora, o acontecimento tem tomado várias formas: teatro de rua, murais, manifestações, conferências, ateliers, exposições de fotografias e de textos, programas de rádio e festa cultural. Alguns organizaram mais de um acontecimento para a jornada. Nalgumas cidades formaram-se coligações para organizar o todo. Qualquer colectivo ou indivíduo pode fazer alguma coisa. O segredo é a nossa imaginação.

Sobre a data do 15 de Março

A data da jornada internacional, o 15 de Março, foi escolhida pelo colectivo Drapeau Noir da Suíça. Escolheram esse día, porque nessa data, duas crianças de 11 e 12 anos foram batidas pela polícia Suíça. Alguns grupos podem não ter condições de ter uma actividade nessa data exacta. Se a data for modificada, seria desejável que fosse para uma data próxima da original.

Funcionamento decentralizado. Tentamos fazer desta jornada uma comunião global de contestação decentralizada. Contudo, houve algumas dificuldade nas respostas a todas as mensagens de correio electrónico: Algumas pessoas pensaram que iríamos fornecer panfletos para distribuir, mas o nosso objectivo era apenas de difundir a mensagem. Gostaríamos de poder ajudar mais os outros grupos ou indivíduos, mas a nossa tarefa é a organização dum acontecimento em Montreal; os outros grupos e indivíduos deverão decidir como organizar a jornada nas suas comunidades.

Denunciar a violência estatal com solidariedade e criatividade. Alguns vêm a Jornada Internacional (J.I.C.B.P.) como um acontecimento específico que não resolve os verdadeiros problemas deste mundo. Mas tendo em conta que o Estado detém o monopólio da violência, denunciar o braço justiceiro do Estado - a polícia - é um combate que diz respeito a todos os oprimidos do planeta. Todos podem investir-se nesta denuncia. Porque os pobres, as pessoas de cor, os sem abrigo, os imigrantes, as trabalhadoras e trabalhadores do sexo, os militantes políticos e os marginalizados desta "sociedade" são os primeiros alvos da brutalidade policial e depois do sistema judicial.

A criminalização dos jovens, das pessoas de cor, e dos pobres atinge proporções endémicas em várias regiões. Se quiserem ajudar a traduzir este texto, são livres de o fazer. Podem contactar-nos por correio electrónico ou convencional.

Apreciamos as questões e comentários Morada: C.O.B.P.a/s La Librairie Alternative 2035 St.-Laurent 2e étage Montréal, Québec Canadá H2X 2T3 Correio electrónico: seahorse@odyssee.net ou cobp@hotmail.com (Traduzido para português por José Manuel Janela)

From: Anarquista Agnostico Punk anarquista@yahoo.com
Más información - Further information - Plus d'information